segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Bibliotecas Solidárias montadas

Vamos comemorar!

Aqui está a lista das unidades das Bibliotecas Solidárias implementadas no RJ através da mobilização de centenas de pessoas que frequentam o Corujão e centenas de aliados que fizeram suas doações, anônimos e reconhecidos pela mídia.

AS BIBLIOTECAS (acervos de 350 a 2.000 livros dependendo do local):

1 - Orfanato Instituto Imaculada - Trindade - São Gonçalo - meninos, adolescentes e jovens. Neste local o milagre já aconteceu, as TVs Globo e Futura estiveram lá e todas as duas equipes, dos câmeras aos repórteres, não contiveram as lágrimas, ouvindo os meninos falarem dos livros, lendo seus próprios poemas e descrevendo como a Biblioteca mudou as suas rotinas.

2 - Três fábricas de costureiras de roupas em JEANS - Niterói, São Gonçalo e Mangueira. Neste item contamos três pequenas Bibliotecas que estamos chamando de Pontos de Leitura com uma média de 150 a 200 livros. Valem por três bibliotecas.

3 - Delegacia de Nova Iguaçu. 380 detentos e familiares são usuários da biblioteca. Estão conosco o delegado Orlando Zaccone, Marcelo Yuka e a turma do cinema de Belford Roxo.

4 - Biblioteca do Grupo Cultural Nação Maré. É um container grafitado na Grande Maré - RJ. Os livros estão circulando. São quase 1000 livros.

5 - Biblioteca do Hospital Estadual Geral do Colubânde - São Gonçalo. Tem uma equipe do Hospital trabalhando em parceria conosco para dinamização da leitura no cotidiano do Hospital.

6 - Biblioteca da Casa de Custódia Cotrin Neto - Japerí - Baixada Fluminense - 680 detentos. O diretor é um entusiasta e já tem uma comissão de funcionários e apenados trabalhando com a circulação diária de livros.

7 - Biblioteca da ONG Instituto Maria Madalena - Bairro Porto Novo - São Gonçalo - Comunidade extremamente pobre às margens da Rodovia Niterói -Manilha. Já tem três pessoas estruturando tudo e preparando uma série de atividades de formação do prazer da leitura para 2008. Os livros chegaram lá recentemente.

8 - Biblioteca do Hospital Escola São Francisco Xavier da UFRJ - (Cidade Nova - Praça Onze - RJ) unidade de atendimento aos meninos e meninas acolhidos nos abrigos da cidade do Rio de Janeiro e que se tratam da dependência química num programa comandado pela Ph.D Lígia Costa Leite, uma das maiores autoridades em população de rua e dependência química na adolescência. Era um sonho seu conseguir montar uma biblioteca.

O Hospital fica na Presidente Vargas, perto da Estação do Metrô Praça XI. É um prédio horroroso que a UFRJ alega não ter recursos para reformar, mas onde trabalham profissionais de ponta, inclusive com portadores do vírus HIV.

9 - Biblioteca do Hospital Municipal Infantil Darcy Vargas - Praça do Zé Garoto - São Gonçalo - Unidade com acervo infantil e juvenil.

10 - Biblioteca da Associação de Moradores do Morro do Estado - Centro - Niterói.

11 - Biblioteca do Morro do Alemão - Iniciativa em parceria com o Desembargador Siro Darlan e sua equipe.

12 - Biblioteca da "ONG Pensando Junto", na Comunidade da Rocinha, em parceria com o compositor e escritor Gabriel, o pensador.

13 - Biblioteca de livros estrangeiros para as detentas oriundas de outros países, no Presídio Feminino Talavera Bruce.

14 - Biblioteca de Livros estrangeiros para os detentos oriundos de outros países, no Presídio Esmeraldino Bandeira.

15 - Biblioteca encaminhada à Dona CANÔ VELLOSO, em Santo Amaro da Purificação - Bahia. A redistribuição do acervo encaminhado ficou sob a responsabilidade da Matriarca Dona Canô Velloso, benfeitora da Cidade e patronesse da biblioteca local.

16 - Biblioteca do Hospital de Custódia e Tratamento Penitenciário Henrique Roxo - Centro - Niterói - Iniciativa em parceria com o Psiquiatra da Unidade, o Dr. Antônio Pedro Bocayuva Cunha, que já produziu um filme sobre o trabalho desenvolvido com artes e terapias de expressão livre do pensamento.

17 - Biblioteca da Instituto Penal Edgard Costa - Centro - Niterói.

18 - Biblioteca do Espaço Cultural Jorge Benjor - Realengo - Programa Social de amplas frentes de ações sócio-educativas.

19 - Biblioteca da Penitenciária Vieira Ferreira Netto - Fonseca - Niterói.

20 - Biblioteca do Instituto Penal de Niterói - Fonseca - Niterói.

21 - Instituto Penal Ismael Pereira Sirieiro - Fonseca - Niterói.

Nenhum comentário:

Expediente

Natália Parreiras [Redação, Edição, Assessoria de Imprensa, Parcerias e Co-produção do evento]
Educadora licenciada em Letras pela UFPE.
Tem três livros de poesia publicados e atualmente prepara o quarto e o quinto títulos.
Mais em: http://www.sonatainsone.blogspot.com/

Tatiane Rangel [Idealização e fundação do Blog]
Formada em Comunicação Social/Jornalismo pela PUC-Rio.
Mais em: http://www.sohamsoham.blogspot.com/

Contato

Entre em contato pelo endereço contato@corujaodapoesia.com

Licença para uso do conteúdo

Licença Creative Commons
A obra Blog Corujão da Poesia - Universo da Leitura de Blog Corujão da Poesia - - Universo da Leitura foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Brasil.
Com base na obra disponível em corujaodapoesiaedamusica.blogspot.com.