No Alto Leblon, onde hoje funciona o Clube Campestre, nos idos de 1880 à 1890, existiu ali o Quilombo das Camélias, mantido pelo português SEIXAS, empresário do ramo de malas e bolsas, que acolhia negros fugidos e rebelados e promovia encontros para viabilizar a ABOLIÇÃO. Durante todo o período que precedeu a abolição da escravatura oficial, SEIXAS e os NEGROS acolhidos em sua propriedade cultivavam CAMÉLIAS, flores que tornaram-se emblemáticas do MOVIMENTO ABOLICIONISTA.
Por esta razão, o CORUJÃO DA POESIA E DA MÚSICA-UNIVERSO DA LEITURA dessa madrugada de terça para quarta festejou o QUILOMBO DAS CAMÉLIAS ou do LEBLON, numa vigília onde a cultura afrobrasileira encontrou ecos em poemas, canções e danças. Confira as fotos de JULIO PEREIRA que revelam a beleza do evento.
Link das fotos - Corujão da Poesia em 11 de Maio de 2010 - com 133 fotos on line...É só clicar:
Com os cumprimentos da Comunidade Acadêmica da UNIVERSO, os agradecimentos à Secretaria de Estado de Educação (RJ) e o abraço de todos os artistas, músicos, poetas e público que fazem do CORUJÃO um movimento gerador de muitos resultados sociais, artísticos e de incentivo ao prazer da LEITURA.
OBS.: 17/05, segunda-feira que vem, das 20h à uma da madrugada, Corujão da BARRA DA TIJUCA, na Livraria NOBEL, no Shopping Downtow.Toda madrugada de terça para quarta: Corujão na Livraria Letras&Expressões do LEBLON. A partir de meia-noite!!!
João Luiz de Souza.
Assessor de Cultura da UNIVERSO.
www.universo.edu.br
www.corujaodapoesiaedamusica. blogspot.com
Assessor de Cultura da UNIVERSO.
www.universo.edu.br
www.corujaodapoesiaedamusica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário