sexta-feira, 3 de abril de 2009

OSGEMEOS / "VERTIGEM"

O Blog do Corujão indica um programa cultural interessante e grátis:

OSGEMEOS / "VERTIGEM"
Instalação: pintura, escultura, objetos sonoros
Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro [CCBB Rio]
Em cartaz: 24 de março a 17 maio 2009
Terça a domingo, 10 às 21h

Grátis

Pela primeira vez, a dupla paulistana OSGEMEOS, Gustavo e Otávio Pandolfo, faz uma exposição individual no Rio de Janeiro.
De 24 de março a 17 de maio de 2009, o Banco do Brasil patrocina e apresenta, no CCBB, "Vertigem", uma instalação que ocupa três salas, com pinturas, esculturas e objetos sonoros da dupla.

Exposição
As pinturas sobre madeira têm as características que consagraram os irmãos: figuras humanas de pele amarela, olhos separados e roupas super coloridas. Os cenários em que as pessoas estão podem ser urbanos ou oníricos.

Seus personagens têm influência do folclore ou do cotidiano urbano brasileiro, que refletem contradições do mundo contemporâneo. As imagens podem ser líricas - de familiares, amigos, ou de excluídos, deficientes físicos e esquecidos.
Uma das esculturas de "Vertigem" é um cubo-cabeça, suspenso do teto, em que o visitante encaixa sua cabeça e tem uma visão infinita de si próprio. O interior do cubo é revestido de espelhos e luzes. Cabeça é uma instalação móvel, constituída de um grande tronco e cabeça humanos com os braços abertos, sobre um carro que se desloca.

A instalação
Os músicos reúne objetos sonoros - instrumentos musicais em forma de caixas, agrupados em uma parede, remetendo a um coro rebelde, que podem ser acionados pelo espectador.
"Vertigem" segue do Rio para São Paulo e, em dezembro, chega ao CCBB Brasília.

Do Cambuci à Tate Modern
Nascidos em 1974, os gêmeos idênticos Gustavo e Otávio Pandolfo começaram desenhando nas paredes de casa, partiram para os muros de São Paulo, até participarem da primeira coletiva no MIS, em 1993. Continuaram ocupando o espaço urbano com suas figuras em cores vibrantes, fizeram mais uma coletiva em 1998, na Funarte SP e, no ano seguinte, saíram para o mundo.
Os personagens da dupla chegaram, em 2008, à fachada da Tate Modern de Londres, templo-mor da arte contemporânea. Fazendo um caminho incomum, os irmãos Pandolfo ganharam representação internacional antes de ter um representante comercial na terra natal.

Já em 1999, suas criações entraram para o cenário internacional da street art e também do circuito comercial, começando por Munique, Berlim, Hamburgo e outras cidades alemães, seguiram, anos 2000 adentro, para Nova York, Paris, Atenas [Olimpíadas], Sydney, São Francisco, Miami, Havana, Barcelona, Milão, Zurique, Manchester, Tóquio, Hong Kong, Sittard [Holanda].
Em 2005, o trabalho de OSGEMEOS foi exposto na poderosa galeria novaiorquina Deitch Projects, que tem em seu elenco Keith Haring e Jean-Michel Basquiat. São fãs americanos da dupla brasileira o presidente da Nike, Mark Parker, o diretor de teatro Robert Wilson, o street artist contemporâneo Barry McGee e o galerista Jeffrey Deitch.
Entre seus projetos especiais estão a pintura da fachada do Castelo Kelburn, em Airshire, Escócia, e a pintura de trens públicos de São Paulo e do metrô de Porto Alegre.Este ano, OSGEMEOS têm individuais em Rio, Milão, São Paulo e Brasília. Participaram da ARCO - Madri, em fevereiro, através da sua galeria espanhola.
Eles ainda moram no Cambuci, zona central de São Paulo, bairro dos mais influenciados pelo break, hip hop e grafite, no início da década de 80. Os gêmeos tinham dez anos, assistiam e já participavam dos eventos. Em 1988, antes de optarem pelo desenho como expressão artística, OSGEMEOS se aventuraram no rap e no break. Eles chegaram a cantar em um mesmo festival do qual os Racionais MCs participaram, na Av. Paulista. Décadas antes, as paredes do Cambuci ganharam pintura sob encomenda do mestre Alfredo Volpi, morador do bairro até sua morte, em 1988. Levada pelos pais, a dupla conheceu o artista no início dos anos 80.

Catálogo
A publicação que acompanha a "Vertigem" é bilíngue, português-inglês, 180 páginas, com textos de Ana Carolina Ralston e Renato Silva, e reproduções de trabalhos desta mostra e de outras obras d'OSGEMEOS apresentadas mundo afora.

Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março 66, Centro - RJ
21 3808 2020
terça a domingo, 10 - 21h
grátis

Um comentário:

Judô e Poesia disse...

Olá, passei por aqui meio ao acaso e posso dizer que esta foi uma grande e grata surpresa. É um blog inteligente, muito qualificado, com uma bela proposta, bem desenvolvida.
Meu novo point na internet que não exitarei em indicar aos amigos. Bravo! Domingos.

Expediente

Natália Parreiras [Redação, Edição, Assessoria de Imprensa, Parcerias e Co-produção do evento]
Educadora licenciada em Letras pela UFPE.
Tem três livros de poesia publicados e atualmente prepara o quarto e o quinto títulos.
Mais em: http://www.sonatainsone.blogspot.com/

Tatiane Rangel [Idealização e fundação do Blog]
Formada em Comunicação Social/Jornalismo pela PUC-Rio.
Mais em: http://www.sohamsoham.blogspot.com/

Contato

Entre em contato pelo endereço contato@corujaodapoesia.com

Licença para uso do conteúdo

Licença Creative Commons
A obra Blog Corujão da Poesia - Universo da Leitura de Blog Corujão da Poesia - - Universo da Leitura foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Brasil.
Com base na obra disponível em corujaodapoesiaedamusica.blogspot.com.